Oportunidade de Estágio na RDS Mamirauá,
Amazonas.
A RDSM com cerca de 1.124.000 ha é a única no mundo formada inteiramente por florestas inundáveis de várzea, um ecossistema de grande produtividade e valor ecológico e cultural. Foi a primeira unidade de conservação no Brasil a conciliar pesquisa para a conservação e o manejo da biodiversidade com a participação ativa, preservação e desenvolvimento sócio-econômico das culturas ribeirinhas locais. Dentre as várias atividades do Instituto Mamirauá na área, há a implementação de alternativas econômicas para as populações locais, o Programa de Turismo de Base Comunitária é uma destas alternativas e foi iniciado em 1998. Os objetivos principais do Programa são promover a conservação da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida da população local, diminuindo a pressão sobre os recursos naturais. Além disso, o Programa visa divulgar aos visitantes o trabalho de conservação da várzea amazônica realizado na RDSM. Em 2003, a RDS Mamirauá ganhou o título de melhor Destino de Ecoturismo da Revista Conde Nast Traveler e o Prêmio de Turismo Sustentável na categoria conservação da Revista Smithsonian. Nesse momento, estamos selecionando um estagiário para atuar como guia bilíngüe. A vaga exige os seguintes requisitos:
- Estar cursando o último ano da graduação em biologia, ecologia ou áreas afins;
- Experiência com condução de visitantes em áreas naturais;
- Fluência em inglês;
- Universidade do estudante precisa ter convênio com o CIEE.
Atividades
- Atuar como anfitrião dos ecoturistas brasileiros e estrangeiros que visitam a Reserva Mamirauá;
- Acompanhar os visitantes nas atividades turísticas (visita a trilhas, lagos e comunidades locais), atuando como guia bilíngue juntamente com guias locais;
- Informar aos visitantes sobre aspectos da história natural da floresta de várzea amazônica, sobre as populações locais, bem como sobre as atividades realizadas pelo Instituto Mamirauá;
- Dar palestras sobre o ecossistema e as atividades do Instituto Mamirauá;
- Participar na capacitação dos guias locais auxiliando na elaboração de cursos e treinamentos.
Período do estágio
De 6 meses, tendo como início julho de 2011 e término em janeiro de 2012.
Bolsa auxílio
O estudante receberá uma bolsa auxílio no valor correspondente a R$ 510,00.
O estudante permanecerá em campo uma média de 20 dias por mês, com hospedagem e alimentação custeadas pelo Programa de Turismo de Base Comunitária. Durante os 10 dias de folga os custos de hospedagem e alimentação, entre outros, são de responsabilidade do bolsista.
Os custos com as passagens de ida e volta da cidade de origem do estudante são de responsabilidade deste.
Prazos
O(a)s interessado(a)s deverão enviar seus currículos até o dia 6 de maio de 2010, para o endereço eletrônico bianca@mamiraua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário